top of page
Buscar
Foto do escritorAdauto Silva

AMAZONAS: RETROSPECTIVA NA POLÍTICA, FENÔMENOS NATURAIS E CRIMINALIDADE



O ano de 2024 foi marcado por eventos significativos em diversas áreas. No campo político, as Eleições Municipais de 2024, realizadas em 6 de outubro, foram um marco importante, com mais de 153 milhões de eleitores aptos a votar em todo o país.


Outro tema que merece destaque foi o tráfico de drogas, que continua a ser uma preocupação constante para as autoridades e a sociedade.


Além disso, fenômenos naturais como a seca e a estiagem afetaram diversas regiões do país, trazendo desafios para a agricultura, o abastecimento de água e a vida cotidiana da população.


Esta retrospectiva irá fazer um breve relato dos principais eventos de 2024, destacando suas causas, consequências e impactos na sociedade brasileira.


Política

2024 um ano cheio de esperanças,

Os mais de 5,6 mil municípios brasileiros, entre eles os 62 amazonenses tiveram oportunidade de eleger novos administradores publicos para suas cidades.


Nesta quarta-feira, 01/01/2025, as cidades passaram a ser comandadas por novos prefeitos e vereadores, com excessão dos que tiveram seus mandatos renovados pelo voto popular.


Nas eleições municipais, 24 prefeitos foram reeleitos e 38 substituirão os atuais gestores nos próximos quatro anos. Entre os eleitos, 52 são homens e dez são mulheres.


Seca, Estiagem e Queimadas

No Amazonas a seca foi a grande vilão. Após a cheia deixar os rios da bacia hidrográfica do Amazonas com níveis abaixo do esperado, a vazante veio com força total, registrando no Estado a maior seca já registrada em toda região.



Os mais atingidos foram os ribeirinho, população que mora às margens dos rios, Paranas, lagos e igarapés, tive dificuldades de acesso às suas casas, perderam parte da produção e tiveram a preparação da nova safra prejudicada pela estiagem, que veio este ano aliada à seca dos rios. Ainda nesse conjunto, as queimadas deixaram o amazonenses sem ar puro para respirar.


Tráfico

Um ano onde o tráfico de drogas foi combatido com muito vigor, proporcionando centenas de grandes apreensões de drogas e aparados do tráfico, como armas, lanchas, aviões entre outros.



Apesar do esforço das forcas de segurança no combate ao tráfico local e internacional nos corredores do trafico no Amazians, dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostram que o Amazonas registrou, durante o primeiro quadrimestre de 2024, o maior recorde de apreensão de drogas desde 2015. Conforme o MJ, os números correspondem a 31.587 toneladas.

Criminalidade

Apesar das estatísticas positicas de queda de 15% nos homicídios no Amazonas, 2024 pode ser considerado uma ano violento. Os numeros não são longe dos registrados em 2022, quando o Amazonas registrou a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes na região Norte e também alcançou a segunda colocação no índice do país.



0 comentário

Comments


bottom of page