A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), instituição que apoia a RSBR, confirmaram a ocorrência de um tremor de terra de magnitude 4.8 ocorrido no município de Atalaia do Norte, no Amazonas.
O fenômeno sísnico ocorreu na noite desta quarta-feira (8), às 22h14 (horário de Brasília) e foi considerado mediano para os níveis do Brasil
Conforme explicou o Geofísico do SGB/CPRM, Marcos Ferreira, a profundidade do tremor foi calculada em cerca de 15 quilômetros, o que é relativamente raso. Apesar disso, há poucos relatos de pessoas que sentiram o evento.
“O evento sísmico ocorreu em uma região de baixa densidade populacional. Assim, não temos muitos relatos de que foi sentido na região. As cidades mais próximas do epicentro são Mâncio Lima/AC e Cruzeiro do Sul/AC”, explicou o geofísico.
Ferreira observou ainda que os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca. Contudo, em geral, são muito mais profundos que o evento de quarta-feira (em torno de 500-600 km).
“Esse evento pode ser ou não resultado da atividade da placa de Nazca. No entanto, como não há tantos eventos com essa magnitude em profundidades menores na região, pode ser reflexo, ou então um outro mecanismo”, explicou
O último tremor registrado pela RSBR na região do Amazonas ocorreu em 3 de março, no município de Presidente Figueiredo e teve magnitude 3.9 mR.
Baixe o aplicativo Moto-ka no play Store do seu celular e boa viagem Em Manacapuru-AM
Comments