Um artefato explosivo foi encontrado na tarde desta terça-feira, 25/10 submerso na água na Praia do Sarará, área muito próxima à cidade de Novo Airão, bastante utilizada por banistas. O baicho nível do rio Negro expôs o objeto explosivo em forma de um torpedo em miniatura.
O objeto com tamanho estimado em 25 centimetros é 10cm de
Diâmetro tinha aparência de estar intacto
Segundo relato do Senhor Mauro Chicó que recebeu em sua casa o artefato levado pelo amigo que mora próximo à praia. O objeto foi encontrado por seu filho que tomava banho no Sarara, o artefato estava submerso em uma profundidade muito rasa que deu para ser visto de fora d'água, o menino pegou a 'bala grande' como ele chamou e levou até ao pai.
Após manuseamento do artefato de mão em mão. O cunhado do pai da criança ainda chegou a cortar parte da ponta da munição, para tentar retirar o metal que seria cobre.
Após alguns riscos à que foram expostos, o artefato foi levado para a cidade e entregue ao senhor Mauro Chico, amigo da família que foi militar do exército.
O ex-militar deixou o artefato ao lado de sua casa e acionou a polícia. Após o isolamento da área o Grupamento de Manejo e artefatos explosivos (MARTE), foi acionado e foi ate o município de Novo Airão para verificar as condições do possível artefato.
O Grupo Marte chegou ainda não noite e fez a detonação da munição.
O artefato foi detonado em duas etapas. O comandante da operação, perguntado se o procedimento foi programado pra duas ações ou se somente a primeira não conseguiu detonar no artefato, não quis comentar o fato.
Apesar do tempo que ficou submerso o objeto ainda apresenta a numeração do lote de fabricação ou armazenamento e as iniciais MB, supotamente Marinha do Brasil.
Segundo o comandante da operação tenente Rodrigo Barbosa, o artefato detonado pelo grupo, supostamente deve pertencer à Aeronáutica. Quando perguntado sobre as duas detonação, o tenente disse não pode falar sobre o procedimento, mas informou que os fragmentos da munição serão encaminhado para perícia.
Comentarios